Algumas técnicas de como plantar grama são o que separam um gramado verdinho e uniforme de um gramado de rodovia. Muitas pessoas preferem pagar profissionais qualificados para plantar a grama, porém se você tem um jardim pequeno e está a fim de economizar uma parte do orçamento plantando a grama você mesmo, este artigo é para você. Confira 7 dicas simples que separamos para você saber como plantar grama de uma maneira profissional. Coloque suas luvas e mãos à obra!
01. Limpeza do Terreno
Remova do seu terreno todos os restos de obra e materiais não orgânicos, como pedacinhos de tijolo, concreto, brita, etc; O solo não pode ficar com restos de entulho, pois isso impede o enraizamento da grama.
02. Capine a vegetação antiga
Utilize a enxada para remover a grama antiga ou matinhos do seu jardim. Lembre-se de tirar com o máximo possível de raízes, para diminuir as chances de ataques de inços; Utilize o ancinho para separar a grama capinada da terra, gerando menor volume de lixo.
03. Nivelamento do Solo:
Corrija os desníveis do terreno, deixando o mais plano possível antes de plantar a grama. Utilize a enxada para remover ondulações e utilize o ancinho para espalhar a terra. Nas partes que você aterrar, soque a terra com a enxada para a terra não baixar futuramente; Nivele o terreno deixando 4cm abaixo do nível do piso (ou de onde você quer que o gramado fique nivelado).
04. Agregue qualidade ao solo:
A grama exige certas condições de solo para se desenvolver verdinha e saudável. Sem o substrato adequado, a grama não enraíza, o gramado começa a ficar amarelado, para de produzir folhas novas, até que, por fim, você não reconheça mais a grama que comprou. Aplique o Substrato Planalto Gramas no terreno, utilizando o ancinho para espalhar de maneira uniforme. Utilize o padrão de 1 saco por m² para uma fina camada (quantidade mínima).
05. Nivelamento final:
Ao terminar de espalhar o substrato com o ancinho, utilize o rodinho de cozinha para finalizar o nivelamento do terreno, deixando o solo retinho como um piso; Capriche nessa parte, pois esse nivelamento é o que vai definir o aspecto final do gramado.
06. Hora de plantar as Leivas de Grama:
Comece a assentar as leivas uma ao lado da outra, sem acavalar as bordas e sem deixar vãos entre as leivas. Quando o tamanho de uma leiva de grama não encaixar, faça o recorte com uma faca de serrinha e encaixe no espaço; Se você estiver fazendo o plantio em um dia de sol, lembre-se de regar as leivas recém plantadas imediatamente após colocá-las no chão, para evitar que sequem e amarelem durante o plantio.
07. Finalize com uma generosa irrigação:
Finalize o trabalho com uma generosa irrigação. Tome cuidado para que todos os pontos do gramado recebam água de forma homogênea; Certifique-se, após a irrigação, que a quantidade de água foi suficiente para chegar na raíz da grama. Faça esse teste levantando o canto de uma leiva.